Se seu aluno tem dificuldades para escrever, é importante encontrar maneiras novas e empolgantes de incentivá-lo a escrever. Aqui estão algumas estratégias criativas e interativas para tentar.
1. Jogue um jogo com fotos
Fotos e imagens são ótimos geradores de histórias. Faça uma pesquisa na web e encontre algumas imagens interessantes. Ou recorte fotos de revistas. As imagens podem ser realistas, como uma foto de alunos em um playground. Ou podem ser imagens fantásticas, como um super-herói voando no espaço.
Cole algumas imagens em um caderno. Em seguida, peça para escrever sobre um deles. Você pode instigá-la, pedindo-lhe que inclua o que vê, o que as pessoas estão pensando, o que acontecerá a seguir — ou apenas deixe sua imaginação correr solta.
2. Jogue “Diga-me como”
Nesta atividade, a criança finge que está escrevendo para um alienígena do espaço que não sabe nada sobre nossa cultura. Este alienígena faz tudo exatamente como é dito ou escrito.
O trabalho é escolher uma tarefa diária, como escovar os dentes ou fazer um sanduíche, uma atividade que aprendeu em uma das aulas. Então, ela precisa escrever instruções passo a passo sobre como fazer a tarefa para o alienígena. Quando ela terminar, você será o alienígena e tentará seguir os passos exatamente como ela os escreveu. Ela pode se surpreender com o que deixou de fora!
3. Faça um livro “Eu Posso”
À medida que a criança aprende a escrever, ele também aprenderá outras novas habilidades. Fazer um livro “Eu Posso” permitirá que ela pratique habilidades de escrita e acompanhe suas outras realizações. Grampeie um monte de folhas de papel em branco para fazer um livro. À medida que seu aluno atinge um novo marco, como aprender a amarrar os sapatos, caiu o primeiro dente, aprendeu palavras novas, ele pode fazer um desenho em uma nova página do livro. As crianças mais novas podem escrever: “Posso amarrar meus sapatos”. As crianças mais velhas podem escrever algumas frases sobre o que realizaram.
4. Jogue “Felizmente/Infelizmente”
Neste jogo , algo de sorte acontece e então algo de azar acontece. Cada evento é introduzido pela palavra “felizmente” ou pela palavra “infelizmente”.
Para jogar, pegue um pedaço de papel e escreva uma frase que comece com “Felizmente”, como “Felizmente foi um dia ensolarado. Eu queria jogar fora”. Passe o papel para o próximo jogador, que acrescentará uma frase “infelizmente”, como “Infelizmente, tive que limpar meu quarto”. Continue até que a história seja boba demais para continuar.
5. Faça um pote de diário
Um diário não precisa ser um diário. Também pode ser um livro em que seu aluno escreve sobre ideias ou responde a perguntas, como “Se você pudesse fazer uma viagem, qual lugar gostaria de conhecera?” Um frasco de diário é um lugar para guardar todas essas ideias e perguntas. Lave e decore um frasco de boca larga. Em seguida, escreva ou imprima os avisos do diário em tiras de papel. Peça ao seu aluno para retirar um aviso a cada dia e escrever sobre isso em seu diário ou agenda.
Quais sugestões gostaria de er em nosso blog? Deixe nos comentários.