A Metodologia Ativa de Aprendizagem é um conjunto de estratégias pedagógicas que tornam os alunos ativos em seu processo de aprendizagem durante as atividades em sala de aula.
Essas estratégias promovem uma mudança de foco no processo de ensino-aprendizagem. Vai das práticas tradicionais centradas no professor – principalmente aulas expositivas em que o aluno ouve a maior parte do tempo – às práticas centradas no aluno, ou seja, aulas majoritariamente participativas em que o aluno atua, e o professor media a maior parte do tempo.
O objetivo principal da aula não é mais medir o que o professor ensina, mas medir o que o aluno aprende. Por isso, nos referimos a ela como uma metodologia centrada no protagonismo do aluno.
Como trabalhar com turmas de alfabetização?
Em uma aula típica do dia a dia, nossos alunos se sentam em fileiras, ou em pequenos grupos para promover discussões e trocas de aprendizado. Abaixo, listamos exemplos de práticas pedagógicas dentro da perspectiva trazida pela Metodologia de Aprendizagem Ativa que poderão ser aplicadas com turmas de alfabetização:
Metas de aprendizagem: as metas de aprendizagem são compartilhadas com os alunos para estabelecer o foco do dia e permitir que eles monitorem seu progresso. As metas também são anotadas em nas avaliações.
Debate em aula: pesquisa e discussão em grupo para estimular a formulação de perguntas e apresentação em aula.
Miniaulas: hora de estruturar o corpo de conhecimento dentro de uma sequência didática conduzida pelo professor.
Estudo Independente: tempo individual para leitura, pesquisa ou resolução de problemas. O professor orienta o aluno a explorar e exercitar o que aprendeu.
Avaliação por pares: avaliação de desempenho por pares para incentivar a troca de feedback entre eles. Os alunos comentam e corrigem o trabalho dos colegas com base em uma chave de respostas estabelecida pelo professor.
Bilhete de Saída: instância em que o aluno demonstra se atingiu os objetivos de aprendizagem. De preferência, sempre seguido de feedback construtivo.
Projetos: situações que instigam a curiosidade das crianças e motivam os alunos a explorar suas ideias e hipóteses e os ajudam a encontrar respostas criativas.
Quer saber mais sobre Metodologias Ativas na Alfabetização? Deixe nos comentários.